De repente, a palavra “coach” entrou na moda e todo mundo começou a falar sobre ela. Um gestor pode até dizer que precisa “dar um coaching” para um colaborador, mas na verdade ele só quer dar um feedback sobre alguma coisa a melhorar. Isso pode causar confusão sobre o que realmente é o coaching, mas na verdade é bem simples.
Coach é uma palavra em inglês que significa treinador ou instrutor. Quando usada como verbo, coach significa treinar ou ensinar. E um coach ou coacher é um profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
O coaching é uma ferramenta cientificamente validada que pode ajudar em várias áreas da vida, como autoconhecimento, autoestima, qualidade de vida, relacionamentos, motivação e comunicação interpessoal. Na carreira, o coaching pode ajudar a melhorar a performance de executivos e times, além de promover a solução de gaps e potencializar forças.
Mas o coaching não é para quem tem problemas. É para quem tem objetivos e quer atingi-los com mais facilidade. Não é mentoria, consultoria interna ou terapia. É um processo em que o coachee busca novos entendimentos e alternativas para ampliar suas realizações e conquistas.
O processo de coaching tem um começo, meio e fim. Ao final, o coachee deve seguir sozinho, mas se precisar de ajuda para renovar as ideias, o coach estará disponível para apoiar e acolher.
Transforme os problemas em objetivos e deixe sua vida mais leve, feliz e próspera com o coaching!